terça-feira, junho 05, 2007

72- A INVASÃO DOS PANTERAS NEGRAS

Estávamos todos muito excitados e agitados. Mais de mil jovens estudantes, provenientes de mais de 50 países, reunidos na Hofstra University, Nova York, para três dias de orientação antes de cada um ir para uma cidade e uma família americana por um ano.
Além das reuniões de informação e orientação sobre vários assuntos, havia também muita festa, jogos e tempo para conhecer pessoas.
Mas, numa das reuniões, em um pequeno auditório da universidade, um pequeno e rude grupo de negros com cabelo “afro” interrompeu a palestra e começaram a esbravejar palavras de ordem sobre a opressão branca, o “black power” que se revoltava contra essa dominação, e como éramos parte dessa farsa promovida pelo imperialista governo americano.
O pequeno grupo de estudantes na sala ficou surpreso e intimidado por esta invasão, sem compreender direito o que acontecia. Tínhamos a impressão de que poderia haver alguma violência contra nós, estrangeiros mal-vindos. Mas nada aconteceu e em poucos minutos eles saíram da sala e fomos informados pelos palestrantes que eles eram universitários membros do famoso e temido “Panteras Negras”. Pena que não tínhamos nossas máquinas fotográficas conosco para registrar o acontecimento político do ano de intercâmbio, que mal começava. Também, se tivéssemos, quem se atreveria a apontar a câmera para um deles?!

Nenhum comentário: