terça-feira, outubro 17, 2006

47- ESSA É PRA HOME!!!

Estive em Recife e lembrei-me de um episódio que se passou com um colega pernambucano:


Trabalhando como geólogo em Guapiara, interior de SP, viajava toda semana de São Paulo para lá. Comigo ia esse colega.

Sempre que parávamos para almoçar, fosse onde fosse, ele perguntava por “uma pimentinha”. Quando traziam o tradicional vidrinho com molho avermelhado ele insistia: “não tem pra macho, não?”. Pra ele pimenta tinha que ser bem forte.

Durante a semana, almoçávamos na casa do nosso encarregado, que ficava próxima à jazida. Comidinha caseira, simples e deliciosa. O agrião era recolhido na hora, em um riacho que passava atrás da casa!

Pois bem, meu colega sempre pedindo uma pimentinha “prá macho” e nosso capataz tentando encontrar alguma que o satisfizesse, sem muito sucesso. Um dia, já sentados para comer, ele chega todo ressabiado e diz: “O senhor veja se esta lhe agrada”. Numa pequena garrafa, pequenas pimentas verdes estavam imersas em líquido transparente amarelado. Meu amigo abriu-o e percebeu que a pimenta era curtida na cachaça. Cuidadosamente, colocou duas gotas do líquido à beira do prato e misturou uma boa porção do arroz com feijão e farinha. Deu uma garfada, mastigou lentamente, com todos o observando e depois de alguns segundos disse em voz baixa e rouca: “esta é prá macho!”. Nunca mais reclamou. E diariamente, no almoço, pingava uma gotinha da pimenta à beira do prato. .

3 comentários:

Paulo Brabo disse...

Você experimentou essa mardita? Tenho altos fetiches por pimenta mas começo a suar com qualquer dose acima de moderada. Mas curto, saio à cata e experimento todas. Essa da cachaça preciso ter.

O Tempo Passa disse...

Infelizmente, Paulo, além de meu colega cabra-da-peste ter consumido toda, ao longo de mais de um ano, já faz muito tempo que o fato ocorreu, creio mesmo que o fazedor da mardita deve ter morrido. Sorry.

Paulo Brabo disse...

E onde anda esse seu amigo macho hoje em dia? Será que ainda encontra pimenta que o satisfaça no mundo pasteurizado de hoje?