quarta-feira, outubro 11, 2006

46- MEMÓRIA SABOROSA

O programa era simples: cada um levaria uma pizza para assar na hora. A intenção era singela: fazer uma reunião divertida e saborosa a baixo custo. A razão era louvável: reunir um grupo de colegas para um bate-papo descontraído fora do ambiente de trabalho.

Entre fatias de pizza de atum, presunto, calabresa, muçarela, etc, aparece um casal, de origem finlandesa, com uma pizza que além de tomate e queijo, tinha finas fatias de um cogumelo raro e muito caro, trazido da Finlândia.

Como o grupo era grande, cada pizza era cortada em fatias pequenas. Sendo um grupo grande, havia grande quantidade de pizza para todos. Exceto essa única pizza de cogumelo finlandês. Cada um teve direito a esse único pequeno pedaço, só para provar.

Dei uma pequena mordida na minha fatia, por temor do sabor desconhecido. À medida que mastigava, percebi que saboreava algo nunca experimentado antes – divino. Comecei a mastigar mais devagar, tentando não engolir tudo rapidamente como sempre fiz. Minha preocupação passou a ser o tamanho minúsculo da fatia que eu recebera. Será que todos iam perceber que estavam diante de um monumento ao sabor? Sobraria algum pedaço que eu pudesse surrupiar da mesa e assim prolongar aquele momento?

Pensei: Meu Deus! Algum dia vou me esquecer desse sabor! Preciso gravá-lo na memória! Ah, se fosse visível, fotografava-o! Hum, que delícia! Quanto tempo esse sabor ficará na minha boca depois que a pizza acabar? É bom demais pra terminar tão cedo! Também, que gringo muquirana, fazer só uma pizza deste cogumelo! Será que algum dia terei oportunidade de comê-lo novamente? Huuumm! Mas é bom demais! E tão pouco!!!

Hoje, anos depois, tenho vívido na memória aquele momento mágico, de puro prazer divino de saborear algo tão delicioso. Mas não me perguntem qual era o sabor. Esqueci...

Nenhum comentário: