terça-feira, outubro 02, 2007

88- FRASES...

Eliseu foi meu melhor amigo. Além dele, tinha meus primos,mas estes eram "família", não contam. Então era o Eliseu.

Apesar de gostarmos de brincar juntos e inventar mil coisas diferentes para fazer, ele e eu não tínhamos muita coisa em comum, não. Eu mal tocava o “bife” e ele era exímio pianista. Eu gostava de futebol, ele preferia o basquete. Eu lia sem parar, ele ouvia música e pouco lia. Ele era de família abastada, eu, filho de pastor protestante – naqueles tempos, sinônimo de vida difícil – não tinha nem um décimo dos brinquedos que ele tinha. Por essa razão, os encontros eram sempre na casa dele. E nos dávamos muito bem, a ponto de não me lembrar de ter brigado sério com ele jamais.

Mas não me esqueço das muitas horas, alegres, divertidas, nas quais aprontamos juntos tantas brincadeiras.

Uma das coisas que inventamos foram frases de efeito. Uma delas era: “mas porém todavia contudo entretanto...” que iniciava uma sentença de oposição.

Outra, mais elaborada, unia gírias daquele tempo e mais antigas. Quando queríamos manifestar entusiasmo por alguma coisa, dizíamos: “legal pra caramba à bessa às pencas pra xuxu às baldas”. E ríamos de nossas próprias bobagens.

Começamos a nos distanciar quando a adolescência chegou e as meninas começaram a ocupar nosso tempo. Depois, a vida universitária levou cada um para um canto. Não sei mais dele... mas sei que aqueles tempos foram “legais pra caramba à bessa às pencas pra xuxu às baldas”!!! A ele devo muito da felicidade que curti na infância e adolescência.

Eliseu, à você, meu irmão!!!

Nenhum comentário: