terça-feira, setembro 18, 2007

86- "PHD" !!!

No final do século XX, o secretário de saúde de minha cidade convidou-me para dar uma palestra para seu “staff”. Dias depois, ele me convidou para fazer parte de sua equipe de assessores! Senti-me lisonjeado pelo convite, e aceitei. Embarquei de cabeça nos assuntos de saúde, e por dois anos e meio dediquei-me a ajudar o desenvolvimento do sistema de saúde pública da minha cidade. Foi bom, muito bom, mas... sempre tem um “mas”, não é?

Paulatinamente fui-me distanciando do secretário, enxergando, com outros membros do “staff”, um caminho para a saúde pública que o secretário não via, ou não queria ver. Aliada a um centralismo gerencial, a falta de delegação, certa superficialidade no trato de assuntos importantes, e dificuldade em trabalhar em equipe, essa distância tornou difícil o trabalho. Mas eu era teimoso, não queria desistir e o secretário parecia disposto a me manter.

Ao final do primeiro mandato, não me envolvi ativamente na campanha eleitoral; o prefeito foi reeleito e vislumbrou-se uma chance de se livrarem de mim: a mudança da equipe do prefeito em função da nova distribuição política do poder municipal. Em vez de me chamar e pedir minha demissão, tal como tinha feito quando me contratou, foi um auxiliar do prefeito que me convocou ao gabinete e me demitiu, no meio do dia, sem me dar prazo para entregar o cargo, organizar os documentos, deixar tudo preparado para quem fosse me substituir. Deu a impressão que eu era um elemento perigoso, que poderia causar prejuízo se ficasse ali um dia a mais.

Ao despontar do novo século, tornei-me um “phd”: por hora desempregado!!!

Nenhum comentário: