terça-feira, julho 24, 2007

78- PIRÂMIDE COSMÉTICA E DIVERTIDA

Assim como muitos brasileiros, também entrei para uma “pirâmide”. Só que esta, diferente de outras famosas por aí, não era tão maliciosa e maléfica.
O negócio era o seguinte: a pessoa era convidada a participar da equipe de vendas de uma indústria de cosméticos. Para ganhar dinheiro, bastava participar dos treinamentos, comprar um kit básico dos produtos do catálogo, e sair vendendo. Caso quisesse ganhar mais, era necessário acrescentar pessoas, formando e treinando uma equipe, pois uma pequena parcela das vendas delas lhe seria creditada. Tornando-se um bom líder de equipe, os ganhos indiretos – das vendas dos membros da equipe – suplantariam os ganhos diretos, de vendas próprias. E se acontessesse dos membros da equipe formarem outras equipes, melhor ainda, pois parte do resultado dessas equipes iria para quem tivesse originado a pirâmide.
Durante o pouco tempo em que participei com a Elaine dessa pirâmide, divertimo-nos muito, conhecemos muitas pessoas, algumas fabulosas, gastamos pouco e ganhamos um pouco também, o suficiente para não sair no prejuizo. Além disso, os produtos eram de excelente qualidade e agradavam em cheio toda a clientela. As pessoas que fizeram parte de nossa equipe foram beneficiadas financeiramente, apesar de ninguém ter atingido altos ganhos – ninguém ficou rico.
Não sei o que houve com a empresa depois que saí. Desliguei-me porque o nível de compromisso que exigiam era maior do que estávamos dispostos e porque a empresa concentrou sua atenção nas grandes metrópoles, e nós morávamos na então pequena Sorocaba.
Ouço ainda hoje, depois de tantos anos, de pirâmides em funcionamento; algumas mais perniciosas do que outras, mas todas perigosas por envolverem a pessoa que participa a tal ponto que a torna quase “dependente do negócio”.
Fico feliz por ter participado, mas feliz também por ter saído...

Em Angra dos Reis, nos tempos de “Bio-cosmética”

Um comentário:

Dona Sra. Urtigão disse...

Puxa! Lembro dessas coisas embora nunca tenha participado... Nunca consegui ganhar um dinheirinho a mais...hshshs