terça-feira, fevereiro 13, 2007

63- BOLÃO INÚTIL

Desde moleque ainda, torcia para o Santos F. C., o time de Pelé, Edu, Toninho e cia. Meu tio era corintiano “roxo”. Um dia ele passou em casa à tarde para me levar ao Pacaembu, próximo de onde eu morava, para assistir ao clássico Santos X Corinthians.

Chegamos no estádio perto da hora do jogo, e por isso não havia mais lugar pra sentar na torcida corintiana. Estávamos em pé, no alto das arquibancadas atrás de um dos gols, quando um grupo acenou do meio da arquibancada, mostrando que poderiam me acomodar entre eles. Fui pra lá e fui recebido amigavelmente, mesmo após dizer que era santista.

Disseram: “Então, ele fica com o bolão”. Eram cinco amigos, e haviam feito uma aposta: cada um sorteou um número de 7 a 11; quem tivesse o número do atacante que marcasse o primeiro gol, ganhava.

Peguei o dinheiro e passei-o para um dos rapazes. Ele me olhou desconfiado e disse: “Guarde-o. Você vai dar o dinheiro para quem tiver o número do artilheiro”. E eu respondi: “Pois é, você não tirou o número 10? Tome, o dinheiro é seu”. Todos deram risada, e procuraram não levar muito a sério o que eu dissera.

Começou o jogo. Passaram-se uns 15 minutos e um jogador santista leva a bola para a linha de fundo e centra. A bola vai para o centro da área, e lá, no meio da zaga corintiana, sobe um jogador negro, de uniforme branco, número 10 às costas. Com leveza e precisão, cabeceia a bola. Esta passa pelo goleiro que se atira desesperadora e inutilmente em sua direção e vai parar no fundo da rede. É goool... de Pelé!!!

Virei para o portador do número 10 e disse: “Não te falei que o dinheiro era seu?”

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem certeza que esse é um blog de lembranças? Não seria de sonhos? Vi o crioulo fazendo gol assim no Palmeiras, São Paulo, Benfica, Milan, Itália, mas no Timão, never...

Dra. Costa disse...

Agradeço pela "visita" e vim retribuí-la. Gostei muito dos comentários - sobretudo da adaptação de Florbela. Surpreendi-me agradavelmente com o seu rol de músicas e livros. Abraço. Um brinde a esse começo.